tag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post3768984647257809808..comments2014-02-28T03:23:16.719-03:00Comments on Revista Digital ZINEXT | Blog: "Será que existe Manga Nacional?" É séria essa pergunta?Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/11174766633143221719noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post-23133994586884399082013-02-27T00:00:06.234-03:002013-02-27T00:00:06.234-03:00Só complementando: esse cabedal só vem com estudo,...Só complementando: esse cabedal só vem com estudo, disciplina, honestidade e humildade...<br /><br />Silvio Costa<br />s.i.l.l.v.i.o.d@gmail.comAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post-91674749843589660382013-02-26T23:54:36.370-03:002013-02-26T23:54:36.370-03:00Funcionou com alguns, mas aqueles que se dispusera...Funcionou com alguns, mas aqueles que se dispuseram a buscar o conhecimento hoje estão terminando seus cursos de faculdade, e os outros, bem, os outros, nem preciso dizer, né? Continuam andando em círculos. Pra resumir, meus alunos são reflexo de um todo maior, projetos de um mercado orientado mais para o consumismo que para o consumo sustentado na qualidade do produto. Fato é que isso constrói mentes viciadas que sustentam um mercado viciado, que formará outros. <br />Esse papo de “mangá brasileiro não tem sentido mesmo, mas é sem sentido porque o artista nacional de mangá ou qualquer outro nome que se possa dar, precisa ser original, mas precisa conhecer os macetes e estruturas daquilo que ele pretende, e também tem que compreender o mercado como um todo, além de não se render a qualquer dinheiro fácil. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post-64981921121431465512013-02-26T23:52:30.980-03:002013-02-26T23:52:30.980-03:00Acho é que o “Mangá” nacional é que não vai para f...Acho é que o “Mangá” nacional é que não vai para frente, justamente porque é uma tendência do artista nacional imitar os mesmos maneirismos citados acima, em vez de estudar à exaustão as estruturas narrativas que são o verdadeiro mangá, e se aperfeiçoar como autor e artista, ler literatura em vez de ficar preso aos mesmos medalhões batidos do mangá japonês. Em sua ultima visita ao Brasil, Yoshiuki Tomino foi convidado a dar uma olhada no mangá produzido por aqui, e surpres!, o homem responçável pelo sucesso mundial Gundam disse que aquilo era tudo, menos mangá, e aconselhou a parar de imitar traço, e estudar narrativa. Precisa dizer mais... Eu sou leitor, pesquisador e professor de mangá à dez anos, e 95% dos alunos que passaram pelas minhas aulas estavam equivocadamente atrás de um “traço Mangá”, e boa parte não se satisfez em descobrir que o mangá não está no traço. E tive que desenvolver uma estrutura meio opressora através dos anos com meus alunos, justamente para obrigá-los a construir uma maior bagagem cultural, para que ao final, essa mesma bagagem se tornasse o sabor especial ou marca d’água no seu trabalho. Fazia seções regulares de animes com abordagens mais profundas de roteiro, sugeria leituras obrigatórias para qualquer escritor, além da aplicação maciça das estruturas narrativas e de roteiro. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post-75602300536580253162013-02-26T23:51:33.862-03:002013-02-26T23:51:33.862-03:00Segundo, o quadrinho nacional em geral, vai pra fr...Segundo, o quadrinho nacional em geral, vai pra frente sim, e podes-se dizer que já encontramos nossa estética. Digo isso pelos sucessos comerciais que autores brasileiros vem tendo, justamente não copiando maneirismos na arte, e sempre pensando em histórias mais reflexivas, partindo para uma concepção mais Indie, se você preferir. Sucessos como “Cachalote”, “Daytripper”, “Xampu” ou “Bando de Dois, são exemplos fáceis. É lógico que as editoras estão despreparadas para esse tipo de material, mas estão começando a se mexer, pois etão perdendo artistas para o mercado Indie norte-americano. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post-20314355982116393992013-02-26T23:50:54.845-03:002013-02-26T23:50:54.845-03:00Segundo, o quadrinho nacional em geral, vai pra fr...Segundo, o quadrinho nacional em geral, vai pra frente sim, e podes-se dizer que já encontramos nossa estética. Digo isso pelos sucessos comerciais que autores brasileiros vem tendo, justamente não copiando maneirismos na arte, e sempre pensando em histórias mais reflexivas, partindo para uma concepção mais Indie, se você preferir. Sucessos como “Cachalote”, “Daytripper”, “Xampu” ou “Bando de Dois, são exemplos fáceis. É lógico que as editoras estão despreparadas para esse tipo de material, mas estão começando a se mexer, pois etão perdendo artistas para o mercado Indie norte-americano. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post-71735062537459501172013-02-26T23:47:46.878-03:002013-02-26T23:47:46.878-03:00Concordo plenamente com você, mas existem dois pon...Concordo plenamente com você, mas existem dois pontos a se destacar: Primeiro, o fator estético do mangá não reside na simplificação do traço, nos olhos grandes, traço fino, e outros, mas justamente na estrutura narrativa, posicionamento dos quadros, timming, storyteller, ganchos, clímaxes e anticlimaxes,; em suma, exatamente as ferramentas ou receitas de bolo que fazem seu sucesso comercial. Mas como qualquer receita, depende da bagagem cultural do criador atrelada mais ao roteiro que a arte (que os próprios japoneses sempre ressaltam, deve ser subordinada do roteiro). Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2296023360458048345.post-85361044469192046182012-09-02T22:34:25.097-03:002012-09-02T22:34:25.097-03:00o próprio governo japonês, as editoras lançam conc...o próprio governo japonês, as editoras lançam concursos internacionais e vários pesquisadores de quadrinhos consideram mangá como estética, vale lembrar que esse ano o Ricardo Manguinha ficou em segundo lugar no concurso da Kodansha.Quiofhttps://www.blogger.com/profile/16801773702875593032noreply@blogger.com