Com quantos personagens se faz uma boa história?


Este POST foi feito para os nossos pequenos leitores e que sonham em um dia ser um quadrinista.

A verdade é que a quantidade de personagens em uma história é tão importante quanto o número de BBB's que entram na casa mais vigiada do Braaaaasil!!! #sarcasmo

Quando pensei na minha primeira história em quadrinhos, lá pelos idos de 1996 (tinha uns 10 anos) pensava em aventuras com milhares de personagens legais, afinal na época eu era viciado em Super Campeões e criar aventuras de futebol lhe obriga a ter no mínimo 11 personagens certo? Errado!

O primeiro problema que encontrava eram a dificuldade de encaixar todos eles na história, era obvio que eu gostaria que todos tivessem os seus dramas pessoas e momentos de superação. Mas como fazer isso em tão poucas páginas? Na minha mente o anime estava lá, lindo, com animadores de peso. Mais quando chegava no papel...

Já foi provado cientificamente que a relação entre o que imaginamos e o que colocamos no papel não está ligada a sua capacidade imaginativa (no caso de vcs desenhistas), mas sim a prática. SIM! A prática a sua maior inimiga nesse período. Quanto mais se desenha, mais chances de se conseguir o objetivo.

Por isso, vou dividir com vcs algumas experiencias em 3 dicas simples que vão ajudar bastante na hora de criar a sua primeira aventura...


1 - CRIE DESIGNS SIMPLES!

Ichigo, Naruto, Goku, Ruffy e Gon (design simples, personagens marcantes).

Eu sei que pensamos em criar um personagem ULTRA MEGA POWER "fodástico" com uma armadura brilhante. A verdade é que se vc olhar autores de sucesso como Sadamoto, Oda e Kuramada; os designs são simples, o que ajuda muito mais na hora de se desenhar uma aventura... Pense em vc nessa hora, pois com muitas páginas a possibilidade de vc errar o design dele é muito maior. Além disso quanto mais próximo do real, melhor...


2 - QUANTO MENOS PERSONAGENS TIVER MAIS PROFUNDOS ELES SERÃO...

Um erro comum de quem começa é sair criando personagens e tramas e dramas e dramas... Algo que fária inveja a muito escritor de novela das oito. A verdade é que quantos mais personagens vc tiver na sua história, menos profunda ela será. Vc vai gastar muito mais tempo tentando mostrá-los e provando pro leitor o que eles estão fazendo ali que vai se tornar algo chato, na verdade, entediante.

Nem a Morena conhece todos os personagens da novela...

Vou dar um exemplo: As última 4 novelas da autora Glória Perez (O Clone, America, Caminho das Índias e Salve Jorge). Seguiram a mesma linha... vários núcleos e vários personagens em cada. Vc sabe qual é o resultado? Capítulos em que personagens principais não aparecem e pior; no fim da novela ela precisa de pelo menos 4 ou mais capítulos para dar um fim a todos, se não, ela cria um casamento ou uma festa e ai... Tá tudo bem! Simplesmente ridículo.


3 - PELO AMOR DE DEUS! QUE SUA HISTÓRIA TENHA UM FIM!

Durante esses anos acompanhando aspirantes a quadrinista. Percebi uma coisa em todos. A maioria tem uma ideia de fazer uma história com milhares de fases e com vários capítulos, sendo que nem mesmo ele sabe bem como fará isso. Conclusão? Não passa da primeira!

"BAKUMAN": Um desserviço a quem deseja  ser um desenhista. Cheio de fantasias tipicas da Jump Comics...
Esse é um erro de planejamento. Você tem uma vida. Estuda, trabalha, namora, usa o Facebook! Não pode ficar diante de uma mesa (ou computador) dias e dias trabalhando em uma história sem fim e sem ganhar remuneração. Os grandes ganham pra isso meu amigo e ganham bem! Além disso, eles tem vários assistentes pra que possam cumprir os prazos absurdos e manter a linha narrativa do jeitinho que eles querem. Vou lhe contar um segredo entre parenteses... (ELES TB GANHAM PRA ISSO!).

Então pense em vc nessa hora. Criem uma história simples. Umas 10 páginas, nada muito complexo e que mostre a sua evolução! ninguém vai ler de fato uma história de milhares de capítulos em que sempre temos a sensação de que ela não está indo para lugar nenhum...

___________

Concluindo, vamos revisar as dicas: Pense em designs simples, pois vc terá dificuldade para desenha-las varias vezes. Muito personagens em uma história dificulta a trama, pois vc vai perder tempo demais tentando explicar o que eles fazer ali e a mais importante é que sua história TEM que ter um fim.
Então é isso garotada! Um abraço do Tio Francisco e até a próxima!

6 comentários:

  1. A criação de personagens é o diferencial para grandes HQs ou Mangás. Como podemos ver em One Piece, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Acredito que a elaboração profunda desses personagens seja o verdadeiro diferencial, sua personalidade, jeito, forma de falar ou interagir, não só a caracterização, mas o roteiro é primordial para se criar uma grande história, os jogos de RPG facilitam a criação de personagens, visto que sempre se precisa criar um personagem novo, a minha dica quanto a criação de personagens, é tirar exemplos da vida real, dos grandes filmes e de outros desenhos, ate porque parece-me que todos os protagonistas são iguais, mas os personagens que os rodeiam, são o destaque para essa interação toda.

    ResponderExcluir
  2. Matéria muito boa.....vale desde os iniciantes até os mais experientes!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha comentado lá no post do João Marreiro, sobre essa coisa de personagens. Django(o filme de 1966, não o do Tarantino!) é uma lição de como fazer algo simples e mesmo assim chamativo e criativo. Recomendo que assistam esse filme, pra ter uma idéia de como se criar um roteiro fechadinho e sem cenas desnecessárias. Não consegui identificar uma cena sequer nesse filme que não tenha um objetivo na trama. Já vi muito roteirista de filme e de HQ errarem a mão nisso. Você assiste uma cena ou lê uma HQ, termina o filme e imagina: "Pra que diabos serviu aquela cena?"

    ResponderExcluir
  4. obrigado ajudou vou fazer uma historia sobre drama e vigança!!

    ResponderExcluir
  5. gostei, mas minha história tem muitos personagens... :(
    valeu mesmo pela dica.

    ResponderExcluir

INSTAGRAM FEED

@soratemplates