O POVO Online - Vida e Arte - Gibiteca deverá ganhar mobiliário e câmeras de segurança




A Gibiteca Municipal de Fortaleza terá gestão partilhada entre a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Fórum de Quadrinhos do Ceará. A decisão foi tomada na tarde da quinta-feira passada (9) em reunião em que estavam presentes o coordenador de Políticas de Literatura, Livro e Leitura da Secultfor, Urik Paiva, a diretora da Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Herbênia Gurgel, e JJ Marreiro, Luís Carlos Souza e Fernando Lima, membros do Fórum.

“Estamos pensando em trabalhar em um regime de parceria. O Fórum não tem como resolver assuntos de ordem financeira ou provisão de equipamentos e funcionários, mas estaremos no cenário para sugerir soluções, oferecer ações práticas e cobrar o que for competência do Município”, explicou JJ Marreiro.

Em matéria publicada no último dia 8, O POVO mostrou as más condições de funcionamento e preservação do equipamento e de seu acervo que, desde a inauguração, em 30 de abril de 2009, permanece exposto em caixas metálicas de material de escritório; além dos furtos que estima-se terem sido de 350 exemplares. A reunião, com duração de cerca de duas horas, determinou que a verba liberada de R$ 35 mil, a ser usada no decorrer de 2011, comprará inicialmente “duas câmeras de segurança, mobiliário, um computador completo, uma multifuncional, mesas e cadeiras plásticas”, disse o coordenador Urik, em entrevista por e-mail.



Acervo
Os selos eletromagnéticos, que inibem os furtos, que iriam ser comprados para todo o acervo, só serão colocados nos gibis mais caros e importantes. “O uso dos selos não foi muito bem visto pelos membros do fórum, por eles não acharem adequados ao formato editorial dos gibis: as folhas das revistas são muito finas, mesmo as de capa, além, em alguns tipos de gibis, do prejuízo estético e visual às obras”, relata o coordenador. 

As compras têm previsão para acontecer, segundo Urik, até o final deste mês e acontecerão sob a supervisão dos membros do Fórum. “Com o olhar técnico de especialistas da área, indicados pelo Fórum, até o fim do mês, teremos boa parte ou a totalidade dos materiais previstos comprados”, garante.

Outro problema abordado no encontro foi o treinamento e a contratação de pessoal capacitado para o equipamento, questão que, para o coordenador, está em vias de ser resolvida. Com o fim do contrato de três estagiários da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais, novos serão selecionados em agosto e um deles será lotado na gibiteca. “O estagiário (da gibiteca) deverá ser dos cursos de letras ou de comunicação social (jornalismo ou publicidade e propaganda). A seleção será feita pela Secretaria de Cultura com a participação de um especialista indicado pelo Fórum, que também realizará o treinamento”, explicou Urik.

Em relação ao uso do espaço para eventos em que se discutam temas relacionados ao universo dos quadrinhos, JJ Marreiro informou que já neste sábado (18) a programação será retomada, a partir das 10 horas, com a Expokids, além da palestra Desenho e Quadrinho na Formação artística Juvenil e à tarde ocorre a Invasão Mangá.

SERVIÇO

GIBITECA DE FORTALEZA

Aberta: De segunda à sexta, das 8 às 21h, e no sábado, das 9 às 12h e das 13 às 17h.
Onde: Biblioteca Dolor Barreira (av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Outras info.: (85) 3105 1299


Domitila Andrade

domitilaandrade@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@soratemplates